Pular para o conteúdo

Capital Mundial da Riponguice

A cidade terá seu "Março Negro", com a chatice imperando em todos os cantos da cidade. É a hora do Cop8 e Mop3 e do Festival de Teatro de Curitiba.


Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três: o que é mais chato? Ator de teatro ou ambientalista ferrenho? Difícil né? Pois venha a Curitiba agora em março e você terá toda condição do mundo para  responder esta terrível questão. É a hora e a vez do Cop8, do Mop3 e do Festival de Teatro.


É a riponguice tomando conta daquela que um dia foi chamada, ainda que erroneamente, de Capital de 1º Mundo. Capital da Riponguice, isso sim. E não se iludam com os cabelos coloridinhos e os modelitos Puma / Diesel que desfilarão pela cidade. Riponguice não se mede mais pela quantidade de bata indiana circulando. Até porque elas, as batas, estão à venda nas melhores casas do ramo.


Comecemos pelo Festival de Teatro de Curitiba, de 16 e 26 de março. O FTC2006 apresentará 226 espetáculos. Sabe o que isso significa em termos de gente?


Some-se a isso a 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP3), de 13 a 17 de março, e a  8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8), de 20 a 31 do mesmo mês. Os organizadores dos eventos, promovidos pela ONU, estimam a participação de cinco mil representantes de 187 países e da Comunidade Européia, além de observadores e representantes de organismos internacionais, organizações acadêmicas, não-governamentais, empresariais, lideranças indígenas e jornalistas.


Ó céus!!!! Estou completamente arrependida de ter tirado férias em fevereiro. Erro de amadora.


Não que eu ache que o teatro e os ambientalistas tenham que morrer. Nada disso. Acho que o mundo precisa deles e sempre defenderei o direito de cada um ser como é e de gostar do que quiser. Mas seria mesmo necessário reuni-los todos na minha cidade ao mesmo tempo?


Eu odeio teatro. Passei boa parte da minha vida indo ao teatro porque achava que uma pessoa moderna, culta e antenada como eu deveria gostar. Fui a dezenas de peças até concluir que não gostava da coisa. E mais alguns anos para assumir e ser capaz de encher a boca pra dizer: EU ODEIO TEATRO. Eu gosto de cinema, balé, pintura, escultura, arquitetura, fotografia... mas EU ODEIO TEATRO. É chato o teatro e são chatos todos os atores com quem convivi, e não foram poucos. 


Já os ambientalistas... bem. Estes são chatos também. Tenho um amigo, Plínio, que conta uma história fantástica. Ele tem ou tinha uma amiga ambientalista que, para explicar onde morava, dizia: "você segue pela rua tal e quando passar pela sequóia, dobre à esquerda". Gente... sequóia só existe nas páginas de "O Pequeno Príncipe" e nas informações desta figura. Quem lá sabe o que é uma sequóia, que inclusive nem árvore brasileira é?


Ai, ai, ai... ainda bem que existem internet e telefone para minhas compras neste mês. Os shoppings já anunciaram que estarão com intérpretes bilingües, os bares e restaurantes estarão com promoções e agendas especiais.


E como diria Seu Jorge: "eu não estou nada bem".


Aguarde relatos.