Pular para o conteúdo

TV… uma faca de três (sic) gumes

Quem é capaz de achar engraçado Ed Banana? A quem, diabos, aquele textinho poético do Pedro Bial convence?

É comum aqui nesta coluna eu perguntar, sem qualquer expectativa de resposta conclusiva, quem é o telespectador brasileiro. A programação sei muito bem quem elabora. Todos sabemos. Mas e quem assiste? Quem é capaz de achar engraçado Ed Banana? A quem, diabos, aquele textinho poético do Pedro Bial convence?


Penso nestas perguntas e só vislumbro nuvens.


Já recorri a diversas pesquisas de audiência, conseguidas através de amigos publicitários. Nada concluo pois não posso acreditar em pesquisas que me colocam como Classe A só porque tenho três banheiros em casa. Só eu sei que isto não é real.


Se todo aquele calhamaço que o IBOPE vende às agências nada me diz... restamme poucas possibilidades na busca de resposta razoável para a questão.


Tenho uma amiga que possui o maior depositório de asneira do mundo. Não me entendam mal, por favor, refiro-me a sua "caixinha" de email. Jamais vi tanta bobagem junta, nem mesmo na televisão.


Pois nesta semana ela repassou mensagem que, imagino, já deve correr há algum tempo na rede. Lendo com atenção, contudo, penso que seu conteúdo pode ajudar um pouco a clarear minha mente sobre esta questão.


A mensagem, tida como verídica, é supostamente enviada pelo professor José Roberto Mathas, que teria feito uma seleção de frases escritas por nossos queridos vestibulandos em redação sobre o tema A TV forma, deforma ou informa?


Vamos a elas então. Para ficar no clima de Terra Nostra... se não é vero é bem trovatto... e elucidativo.


-          A TV possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação 


-          A TV no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e deformação


-          A TV se estiver ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não.... 


-          A TV deforma não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida, como também as vista


-          A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças


-          Sempre, ou quase sempre a TV está mais perto de nosco... fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro


-          A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral 


-          A televisão é um meio de comunicação e porque não dizer de locomoção


-          A TV é o oxigênio que forma nossas idéias.... por isso é que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e deformar os homens 


-          A TV exerce poder, levando informações diárias e porque não dizer horárias


-          Nós estamos nos diluindo a cada dia e não se pode dizer que a TV não tem nada a ver com isso


-          A televisão leva fatos a trilhares de pessoas


-          A TV acomoda aos teles inspectadores


-          A informação fornecida pela TV é pacífica de falhas


-          A TV pode ser definida como uma faca de três gumes. Ela tanto pode formar, como informar e deformar


 E agora os inteligentes leitores esperam meu escárnio? Pois não terão. Acostumada a entrevistar pequenos agricultores e aqueles que compõem o que ficou celebrizado como "povão", acostumei-me a entender o que desejam realmente dizer as pessoas. Há muito tempo descobri que "cãibra de sangue" significa para muitos... hemorragia.Pequenos erros não me assustam.


Fiquei feliz ao ler estas frases. Mostram que, apesar de não terem intimidade com a palavra escrita, seus autores conseguem captar a síntese da televisão. Ou será que, traduzidas para uma linguagem mais acadêmica, estarão tão erradas assim?


Tomara que estas frases sejam verdadeiras pois assim me tranquilizo. Em geral a galera pode não saber escrever mas sabe o que é a televisão e o que significa.


E ela é mesmo "uma faca de três gumes".