Pular para o conteúdo

O mundo maravilhoso de Dawson

Minha maior fraqueza são as soap operas americanas. Isto mesmo... os seriados que enchem os dias da Sony, por exemplo.

Tenho duas falhas na vida. Uma, a mais irritante, fica na altura da nuca... onde me falta um - para os outros imperceptível - tufo de cabelos. 


A outra é que tenho um gosto que, sem muitas sutilezas, demonstra certa fraqueza de caráter.


A fraqueza a qual me refiro é o vício de assistir as soap operas americanas. Isto mesmo... os seriados que enchem os dias da Sony, por exemplo.


Não que eu veja todos, indistintamente. De um modo geral não aprecio os que têm risadas eletrônicas (com exceção de Friends). Gosto daqueles mais "dramáticos".


Como entre os jornalistas sérios não é muito aceitável gostar destes programas, volta e meia leio alguns textos bem "cabeça" sobre o gênero e programas específicos.


Lembro de um artigo escrito há pouco tempo por uma dupla de articulistas que analisava os seriados norte-americanos. Sobretudo Dawson's Creek.


Como já é praxe, escreveram os nobre coleguinhas os maiores chavões do setor. Disseram que os personagens de DC moravam numa cidade maravilhosa, estudavam numa ótima escola, eram bonitos e tinham todas as condições para desenvolverem seus talentos.... blá, blá, blá...


Enfim... aquele batido papo que no cinema (e por conseqüência nos seriados) a vida é cor-de-rosa e só resta aos personagens se preocuparem com futilidades. 


Mas, apesar de artigos desta natureza serem aparentemente bem embasados, no caso específico faltou aos articulistas um detalhe: assistir o seriado.


Em primeiro lugar, sintam a depressão, em Dawson's Creek, por razões diferentes dos quadrinhos de Walt Disney, ninguém tem mãe.


Jen - a primeiramente execrada "galinha" nova-iorquina é mandada à força para a casa da avó pela mãe, que na idade dela era também uma "galinha". Os pais da menina vivem viajando, brigando e nunca ligam para a pobre.


Joey - a garota perdeu a mãe, com câncer, e o pai foi parar na cadeia por ser traficante.


Pacey - sabe-se que existe um pai para ele mas este só aparece no seriado para mostrar sua ausência. A mãe... ninguém jamais viu.


Dawson - claro que o protagonista tinha que ser filho de pais separados e ainda por cima a mãe, jornalista, foi para a Costa contrária.


Andy e o irmão gay - A mãe da dupla ficou louca depois que um outro filho morreu. O pai não dá conta de ter um filho gay e nunca está em casa.


Como vemos... a vida é mesmo cor-de-rosa na pequena cidade de Dawson e sua gang.