Pular para o conteúdo

Patriotadas

"Aquele pessoal da Bundas continua entrevistando gente que conta como foram difíceis os anos de ditadura. Quem ainda quer saber disso?".


Outro dia estava na loja da NET para pagar minha fatura e enquanto esperava atendimento tabulei conversa rápida com um senhor já aposentado, aparentando uns 70 anos. Ele, quando soube que sou jornalista, começou a discorrer sobre a qualidade dos jornais e revistas brasileiros e até demonstrou algum conhecimento sobre a situação de penúria na qual vivem muitas destas publicações e, conseqüentemente, seus funcionários.


Comentou que a revista Bundas, por exemplo, foi um sucesso na largada mas que hoje está sobrando nas bancas. E disse, em tom de explicação: "também... aquele pessoal da Bundas continua entrevistando gente que conta como foram difíceis os anos de ditadura. Quem ainda quer saber disso?"


Vim para casa com isso na cabeça e comecei a lembrar dos meus tempos de criança, sob regime militar. E, é claro, sobre a televisão naquela época. Mais precisamente pensei na programação de 7 de Setembro.


Lembro que a patriotada era total. Todas as TVs transmitiam ao vivo as paradas, das quais participavam militares, escolares... todo mundo. Quem não desfilava ficava ao longo dos imensos cordões. E quem nem isso fazia assistia pela televisão.


Eu, felizmente, era do time que assistia na TV... quando muito. Descendente de uma longa linhagem getúlio-brizolista, meu pai jamais aceitou me ver coadjuvando aquele espetáculo e sempre dava um jeito de me livrar da marcha. Acho que através de atestados justificadamente falsificados por seus amigos médicos, companheiros ideológicos.


Como de costume alonguei-me na introdução mas era necessário. Diante de tantas lembranças imediatamente comecei a procurar na Internet o que as emissoras brasileiras prepararam para o Dia da Independência... o 7 de Setembro.


As coisas mudaram. Parece que não há mais espaço para patriotadas. Há pouca programação comemorativa à data e imagino que os registros da efeméride ficarão, em sua maior parte, restritos à cobertura dos telejornais.


No site da Globo - www.redeglobo.com.br - não há qualquer menção à data. O que mais se assemelha a uma comemoração nacional é a transmissão do amistoso entre Brasil e Argentina, se é que isto pode ser chamado de "amistoso". O mesmo em relação à grade da Band - www.redeband.com.br -, que também transmite o jogo às 16 horas do feriado.


No Canal Brasil, da NET, há uma tímida tentativa que mais parece ser algo para descarregar a consciência e justificar o nome da emissora. Está lá na revista da operadora: 15 horas, Especial Dia da Independência: Independência ou Morte, o filme recorrente para estas horas.


O SBT - www.sbt.com.br -, salvo Ratinho, Sérgio Groissmann ou Jô terem agendado algo... nada de paradas, filmes ou programas especiais, o mesmo na CNT - www.cnt.com.br -, onde não há qualquer referência a algo especialmente preparado. Mas, em contrapartida, a TV Cultura - www.tvcultura.com.br - praticamente dedicará toda programação à Independência. Cedinho o X-Tudo, 8 horas, chega com matérias especialmente feitas no bairro do Ipiranga, em São Paulo, palco do verídico ou não "Independência ou Morte". Há também algo interessante e absurdamente non-sense. Rafael Meira faz uma "tradução" do Hino Nacional para que qualquer criança consiga, finalmente, entendê-lo.


Logo a seguir, das 8h30m ao meio-dia, a emissora transmite o Desfile da Independência, direto do Sambódromo paulista, com flashes de Brasília. Não bastasse este massacre, o telejornal 60 MINUTOS faz um "resumão" dos desfiles em vários estados.


Às 14 horas... surpresa!!! Tarcísio Meira e seus crespinhos imperiais em Independência ou Morte. O mais interessante vem a seguir. Às 15h45 passa O Brasil dos Viajantes, documentário que retrata 300 anos da história do País através de obras de artistas europeus.


Segue então o baile, com O Grande Concerto da Independência, às 16h45, ao vivo. O concerto reúne no Parque do Ipiranga a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Lírico Municipal, sob regência de Isaac Karabtchevsky... com direito a apresentação musical dos Cavalarianos do Regimento 9 de Julho da Polícia Militar, que encenam os acontecimentos históricos. E se você pensa que acabou... nada disso. Às 19 horas entra em cena a Turma da Cultura, ao vivo e em edição especial na qual convidados no estúdio debatem o serviço militar obrigatório com telespectadores. Segue ainda Nossa Língua Portuguesa Especial, 20 horas, com o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, Barbosa Lima Sobrinho, falando sobre a história da imprensa brasileira nesses seus 80 anos dedicados ao jornalismo (está com 102). Depois é a vez de A Redescoberta do Cinema Nacional, às 22h30, com dois filmes: o longa-metragem O Descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro, e o curta A Carta de Pero Vaz Caminha, de Lúcia Murat.


Faltou alguma coisa? Ah, sim... faltou a Record - www.tvrecord.com.br -. Navegando pelo site não vi qualquer programação alusiva à data mas, em compensação, fiquei feliz por ver o que a emissora está programando até o final do ano.


Se for verdade tudo o que anuncia, nenhuma emissora aberta (e poucas fechadas) terão um mix de filmes tão poderoso. Provavelmente alguns destes filmes já passaram... mas a lista é boa. Confira:


  O Quinto Elemento, com Bruce Willis, Gary Oldman, Milla Jovovich
 
Ladrão de Corações, com Sandra Bullock
 
Diabolique, com Sharon Stone e Isabelle Adjani
 
A Colônia, Jean Claude Van Damme e Dennis Rodman
 
Despedida Em Las Vegas, 2 prêmios Oscar com Nicolas Cage e Elisabeth Shue
 
Emma, com Gwyneth Paltrow Anaconda, com Jeniffer Lopes e Eric Stoltz Fiel
  Mas Nem Tanto, com Cher e Chazz Palminteri

 
O Espelho tem Duas Faces, com Barbra Streisand Matilda, com Danny DeVito
 
O Paciente Inglês, com Ralph Fiennes e Juliette Binoche
 
Pânico, com Drew Barrymore, Neve Campbel e Courtney Cox
 
Jerry Maguire, com Tom Cruise, Cuba Gooding Jr
 
Íntimo & Pessoal, com Robert Redford e Michelle Pfeiffer
 
Breakdown, com Kurt Russell
 
O Casamento do Meu Melhor Amigo, com Julia Roberts e Cameron Diaz
 
O Sucesso a Qualquer Preço, com Al Pacino e Jack Lemmon
..Sem Fôlego, com Harvey Keitel e Madonna

 
Tempestade de Gelo, com Sigourney Weaver
 
Inimigo por Natureza, com Donald Sutherland Sandino, com Victoria Abril
  A Cidade dos Anjos, Maik Dacascos

 
A Verdadeira História de Marilyn Monroe, com Mira Sorvino
 
As Filhas de Marvin, com Meryl Streep, Diane Keaton, Leonardo DiCaprio e Robert De Niro
 
Arizona Dreams, com Johnny Deep, Faye Dunaway, Lerry Lewis
 
Mediterrâneo, Oscar de melhor filme estrangeiro
 
Kika, de Pedro Almodóvar
 
Kolya, Uma Lição de Amor, Oscar de melhor filme estrangeiro
 
The Doors, de Oliver Stone, com Val Kilmer, Meg Ryan e Mimi Rodgers
  Primary Colors, com John Travolta e Emma Thompson

 
Knock Off, com Jean Claude Van Damme e Paul Sorvino
 
Cop Land, com Sylvester Stallone, Robert De Niro, Harvey Keitel
 
Mistério Na Neve, Júlia Ormond, Gabriel Byrne
 
O Segredo de Mary Reilly, Julia Roberts, John Malkovich
 
Brincando de Seduzir, com Uma Thurman, Matt Dillon, Mira Sorvino, Lauren
 
Nirvana, Christopher Lambert, Emmanuelle Seigner
 
Marcas do Silêncio, de Angélica Huston com Jennifer Jason Leigh e Christina Ricci
 
Basquiat - Traços de Uma Vida, com David Bowie, Gary Oldman, Courtney Love
 
Mrs. Winterbourne, com Shirley Maclaine e Brendan Fraser


.