Pular para o conteúdo

Pasolini morreu… de novo

Quiz MTV não reconhece "Saló: 120 de Sodoma" e muito menos Pier-Paolo Pasolini.

Ai, ai, ai, ai!!!! Eu ouvi isto! Eu vi isto! Estava, como sempre, trabalhando com a televisão ligada. O programa era Quiz MTV, com Adriane Galisteu e Rafael, o "gritão". Nele rolava, também como sempre, uma espécie de gincana pop. A equipe que primeiro escrevesse e colocasse as respostas sobre um pedestal vencia.


Bom... não foi bem assim. Lá pelas tantas a questão era: "três filmes cujos nomes comecem com a letra S". Risk, risk, risk... sai correndo o menino orgulhoso, de Brasília. Ao ver a resposta o "gênio" Rafael não dá os pontos ao menino pois ele teria inventado o nome de um dos filmes.


Ai, ai, ai!!! De novo.O filme que "não existe" é apenas Saló: 120 de Sodoma, do também não existente Pier-Paolo Pasolini. Independente de ser considerado bom ou não... ultrapassado ou não... nojentão... saber da existência deste filme do ensandecido diretor é básico.


Como uma emissora ousa colocar no ar o que parece ser um programa "cultural" e não preparar os apresentadores? Ou ao menos ter uma boa equipe na retaguarda.


Isto me faz pensar na programação destinada ao público adolescente e em sua qualidade. Mais do que isto, nos investimentos inócuos que as emissoras estão fazendo em cima deste nicho.


De um lado temos Malhação, seriadinho chinelo com o qual a Globo tortura diariamente nossos pimpolhos. Um desfile que mistura falta de talento com falta de senso crítico. Os atores (??) over-interpretam, gritam, forçam a barra para parecem "mudernos"... tudo aparentemente de comum acordo com roteiristas fracotes e diretores inoperantes (ou ruins mesmo).


Isto sem falar nas mensagens...Isto na mesma Globo... que surge com a promessa de melhorias de Serginho Groissman mas que prefere chamar Luciano Huck a valorizar Zeca Camargo.


Zeca, seguramente melhor preparado que Huck, foi preterido por não ser suficientemente débil para garantir audiência fácil, o que suponho seja o motivo para sua "não promoção".


Na mesma esfera a Band ataca com uma Astrid Fontanelle que ainda não achou o tom de seu Programaço, mas que promete um pouco de vida inteligente. Apesar do horário. Sábado, 13 horas é dose.


Quer dizer... o futuro da programação televisiva é funesto.


Vejam o telespectador que estão preparando: dos 2 aos 4 a criança assiste Telettubies; dos 5 aos 10 vê Xuxa; dos 11 aos 14 curte Malhação; e dos 15 aos 17 assiste Luciano Huck e Quiz.


E tem pai que deixa.