Pular para o conteúdo

Febeapá 2000, a heresia

- Caetano, qual a importância de um Festival como este? - A resposta a gente só terá depois.

Muito antes de ir ao ar a primeira edição do Festival da Música Brasileira, organizado pela Rede Globo, eu já sabia no que iria dar. Nem as vinhetas das canções eram ainda veiculadas e fui ao site da Globo para ver o que agora está claro: das 48 canções classificadas, quase 75% foi inscrita em Rio ou São. E os jurados... 50% cariocas e 50% paulistas.


Isto significa pasteurização. Mas este não é o maior problema... o chato mesmo é a ruindade. Boa foi a resposta de Caetano à pergunta idiota da repórter:


- Caetano, qual a importância de um Festival como este?
- A resposta a gente só terá depois.


Pois já temos a resposta: pelo que vimos... nenhuma.


Soninha segura a onda


Dei uma olhadela no novo programa da Soninha, RG - Um programa de identidade, na TV Cultura. O programa é de produção precária... mas a ex-VJ da MTV segura a onda. Se não há câmeras suficientes para cortes ágeis e nem entrevistáveis fazendo fila por um minuto de glória. Quem agiliza o andamento é ela mesma, que não deixa o ritmo cair.


Estava pensando outro dia na debandada de VJs da MTV. Pô, os caras saem de lá para programas de orçamentos pequenos, algumas vezes inexpressivos... e saem de lá até para a "geladeira" (vide Casé). A MTV é cheia de charme... o que faz com que este pessoal prefira quase que qualquer coisa a continuar na emissora?


Não vou falar em salários pois não sou da Receita Federal. Além de não ter acesso aos números, se os tivesse não diria. Acho que o problema da MTV é outro. Ocorre que uma aparição do Casé em dois segundos de um programeco qualquer da Globo dá muito mais repercussão que duas horas na MTV, cuja audiência dificilmente ultrapassa 1%, segundo pesquisas do Ibope.


Desta forma, se quase ninguém assistir o programa da Astrid na Band, ela já terá muito mais público que na MTV. O mesmo com Soninha ou qualquer outro que decida sair de lá.


Cara de pau


Vocês já viram uma propaganda do Governo que mostra um paraplégico subindo sentado uma escada, carregando sua cadeira de rodas? A propaganda é a maior vergonha nacional. Os caras do governo querem incentivar a vacinação contra pólio e mostram uma imagem que é o próprio retrato do descaso com o qual são tratados deficientes físicos no país. Ou não seria obrigação do próprio governo (de qualquer nível) fazer ali uma rampa e, desta forma, poupar o cidadão de subir a escadaria com tal dificuldade? Além de incompetente em ações... incompetente em marketing.


O melhor da semana


Cada um com seu mau gosto, diria um amigo inconsolável com minha adoração a David Bowie. Pois para me tirar do marasmo televisivo, o Multishow decidiu passar, no dia 28, às 21h30, um especial com o David Bowie. Pelo que prometem, o especial vai englobar do início da carreira até Hours, seu último álbum (Alex, mesmo CDs são chamados de álbuns?).


E vai ter falação do nem tão moço mas ainda... bem... do artista.


As músicas do especial são: Life on Mars; Rebel; Thursday´s Child; Can´t Help Thinking About Me; China Girl; Seven; Drive in Saturday; e Word on a Wing.


Não me liguem neste dia e hora.