Pular para o conteúdo

I´m so british

Enquanto não posso assistir a uma final do Torneio de Wimbledon, me divirto fazendo crer que o quintal da minha casa é uma filial do All England Lawn Tennis and Croquet Club.

Carlos preparando sua tacada
Carlos preparando sua tacada.

Nos fundos da minha nova casa tenho uma área bastante grande e de finalidade ainda indefinida. Muitos acham que ali cairia bem uma piscina, outros pensam em um belo spa. Eu, enquanto não decidimos ou ganhamos dinheiro para consolidação de qualquer plano, me realizo um pouco com meu novíssimo campo de croquet.

Na qualidade de presidente honorária da Confederação Brasileira de Croquet, me sinto honrada de ter inaugurado meu próprio campo neste final de semana. Que  All England Lawn Tennis and Croquet Club o quê?

Croquet (segundo a Wikipedia)

Campo de croquet no Reino Unido 
Campo de croquet no Reino Unido


O croquet ou cróquet é um jogo de recreação, sendo posteriormente transformando-se em esporte, que constitui em golpear bolas de madeira ou plástico através de arcos encaixados no campo de jogo.

Aparentemente o jogo foi inventado na Irlanda por volta de 1830, sendo um derivado do golfe. Na Inglaterra em 1850, era passatempo dos aristocratas e, mais ou menos vinte anos depois em 1870, expandiu-se pelas colônias britânicas.

O croquet é basicamente jogado no Canadá, Estados Unidos, Austrália e França e nunca chegou a se popularizar como esporte pelo mundo, sendo mais praticado como recreação.

Competição


A maior notoriedade do croquet foi sua única participação como modalidade olímpica durante os Jogos de 1900, em Paris. Nos Jogos Olímpicos seguintes em Saint Louis, o roque, uma variação do croquet, foi disputado. O mais conhecido clube de croquet é o All England Lawn Tennis and Croquet Club, originalmente All England Croquet Club, sede do famoso torneio de tênis de Wimbledon.

Uma variedade de esportes derivados do croquet surgiram ao longo do tempo, com diferentes sistemas de disputa e regras. Duas formas do jogo, o Association Croquet e o Golf Croquet são as mais conhecidas, tendo praticantes em diversos países do mundo. Outras variantes como o Mondo Croquet, o eXtreme Croquet e o Bicycle Croquet contam com fiéis adeptos.