Pular para o conteúdo

Ser prolixa ou lacônica

Não tenho mais vontade de atualizar meu blog. Tudo o que preciso dizer cabe em 140 caracteres. O resto é explicar o óbvio. Será mesmo?


Andei falando por aí que não tenho mais paciência de atualizar o blog após ter assumido que os 140 caracteres do Twitter são suficientes para dizer tudo o que eu preciso. Que o restante seria pura redundância ou obviedade. Mentira. Sou prolixa. Verborrágica. Sou mulherzinha falante.


E sobretudo, como sempre tenho escrito aqui mesmo neste espaço, acredito que infelizmente o óbvio precisa ser dito e repetido exaustivamente, até que o mais tosco dos seres compreenda. Algo como "use a camisinha" ou "se beber não dirija", pra ficarmos em dois exemplos de rasteira compreensão.


Se a humanidade não precisasse constantemente ser lembrada do óbvio a Prova Quádrupla do Rotary seria suficiente para nortear o comportamento humano. Como seu nome diz, ela é composta por um capítulo único e quatro simples itens:


Do que pensamos, dizemos ou fazemos:


1 - É a VERDADE:
2 - É JUSTO para todos os interessados?
3 - Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4 - Será BENÉFICO para todos os interessados?


Bastaria isso. Temos que reconhecer que aquele povo esquisito, que se reúne uma vez por semana pra jantar e aplaudir a bandeira nacional (e de quebra bancar as vacinas de pólio das nossas criancinhas), até que soube ser sucinto. Mas não. Não é asim que funciona.


Quantos parágrafos seriam necessários para que ficasse bem claro o item 2? O que é justo? Analisando a humanidade teríamos até discussão no sindicato da esquina pra provar que diploma para manicure é justo. E lá se foram jetons pras votações.


Os cristãos poderiam tão somente se basear nos Dez Mandamentos, muito embora este aí esteja um pouco superado na medida em que cobiçar a mulher do próximo há muito deixou de ser tão grave assim, desde que descobrimos que só pertencemos a nós mesmos, logo... não somos "do próximo". Aliás, este "do próximo" tem a ver com a expressão "a fila anda"?


Se for assim posso mudar de idéia agora mesmo.


Enfim (o novo pretinho das sentenças), não dá pra ser lacônica sempre. Quase nunca, até. As pessoas não entendem e ainda nos acham grossas. Por isso esta tentativa de auto-convencimento a voltar a postar com regularidade no blog.


Use camisinha... se beber não dirija... poste no blog...
Use camisinha... se beber não dirija... poste no blog...
Use camisinha... se beber não dirija... poste no blog...