Pular para o conteúdo

Páscoa

Mídia trata a Páscoa como um feriado de devoção para todos. Para muitos é apenas um feriado. E estão ambos certos, só não dá pra um fingir que o outro não existe.


Um dos maiores problemas do ser humano é acreditar que aquilo que ele faz, ou que a maioria faz, é senso comum. Hoje o telejornal do meio-dia, da RPC (Globo/Curitiba) trouxe uma matéria na qual a repórter sei-lá-qual diz que hoje é dia de orar e mais coisas do gênero. Fala como se cada brasileiro estivesse rezando consternado pelo sacrifício de Jesus. Logo em seguida entrevista um padre que reforça a suposta unanimidade.


Na boa... hoje é dia de orar para quem, cara pálida? O fato de vivermos em um país de maioria cristã não implica necessariamente em uma simplificação sugerindo que TODOS hoje estão orando. Nada contra quem ora, mas ainda que eu rezasse não aceitaria tal generalização.


Penso que texto melhor seria "hoje é dia de oração para a maioria cristã do país". Melhor ainda se omitisse o termo "maioria", mas tudo bem.


Acho que seria bom ter respeito aos judeus, ateus, budistas, seguidores de candomble etc. E um bom modo de iniciar a mostrar este respeito é assumir que todas estas pessoas existem.


Em contrapartida, sou muito respeitosa com aqueles que guardam a Sexta-feira Santa com todos seus ritos tradicionais.