Pular para o conteúdo

Torpedo a cobrar

A última vez que liguei a cobrar para alguém foi há pelo menos 25 anos. Era estudante em Porto Alegre e meus pais moravam longe. Verba de estudante, vocês sabem, é mínima. Felizmente depois desta época nunca mais fui pobre o suficiente para recorrer a tal artifício. Nem de dinheiro e muito menos de espírito.


A última vez que liguei a cobrar para alguém foi há pelo menos 25 anos. Era estudante em Porto Alegre e meus pais moravam no interior do Paraná. Verba de estudante, vocês sabem, é mínima, e aos 18 anos você tem trezentas coisas melhores a fazer com 5 reais que ligar para seus pais, reconheçamos. Depois disso nunca mais. Felizmente nunca fui pobre o suficiente para recorrer a tal artifício. Nem de dinheiro e muito menos de espírito.


Já acho um horror gente que chega na casa dos outros pedindo para usar o telefone "que sai mais barato" do que ligar do celular. Claro que sai mais barato. Sobretudo porque não é ele, o pedinte, quem paga. Para ele sai grátis. E não é pelo dinheiro que reclamo pois não sou sovina. É a postura de aproveitamento que me irrita profundamente.


Mas como tudo sempre pode ser pior, inventaram agora o tal de "torpedo a cobrar". Torpedo já é quase insuportável. Raramente transporta mensagem de meu interesse. Torpedo só é útil para dar Feliz Aniversário a pessoas as quais não pega bem esquecer... mas que não chegam a motivar um telefonema. Simples, burocrático mas eficiente. Ninguém poderá reclamar esquecimento.


Com o torpedo a cobrar o inconveniente será redobrado. Não bastam todo spam, todo telemarketing e todo rastreamento possível, agora teremos que aguentar alguém enviando mensagens que com certeza não precisamos.


Ninguém acredita que um torpedo a cobrar traga notícia de que ganhamos uma herança inesperada, que o cliente assinou seu contrato grandioso ou que o headhunter achou o emprego dos seus sonhos (ele cobra tanto que o torpedo está incluído  no pacote).


E um amor... bem... vamos ser realistas. Você não precisa encontrar um amor milionário mas que ao menos pague seu telefone, não?