Pular para o conteúdo

Vá ao Teatro

Vá sim. Vá por mim. Dizem que é bacana e eu até acho que pra muita gente é.


Curitiba está tomada pela atmosfera teatral. Filas enormes tomam o último andar do Shopping Mueller, repletas de pessoas em busca de ingresso para um dos tantos espetáculos do Festival de Teatro. Fico feliz com isso. Acho bacana que existam tantas pessoas dispostas e tirar um dinheirinho do bolso para prestigiar o evento. Na verdade isso alivia a culpa (que não sinto) por não ter a mesma disposição.


Como já escrevi algumas vezes, eu odeio teatro. Acho chato. Gosto de cinema, pintura, escultura, balé, arquitetura... mas destesto teatro. Acho mesmo aborrecido. E acho que alcança raros momentos de excelência, aos quais não tive a oportunidade de presenciar apesar de já ter assistido a montagens elogiadíssimas.


Não sou do tipo que estufa o peito ignorante para dizer que não gosto. Não. Para alcançar a coragem de dizer isso me dediquei a conhecer "o inimigo". Desgosto com conhecimento de causa. De Shakespeare a Brecht, passando por Ionesco, Qorpo Santo, Albee, Tenessee ou Boal... sei quem são e o que escreveu cada um dos grandes autores. Posso conversar horas e horas com os adoradores desta arte e não conseguirão me convencer do contrário.


E eu, do meu lado, nada farei para convencê-los da minha opinião. Só quero continuar com meu olhar distante para aquela fila, dando meu discreto apoio.


Vá ao Teatro! Vá por mim.