Pular para o conteúdo

Cabeças deitadas

Fotos de adolescentes em blogs, msn, orkut... onde quer que estejam... as cabeças invariavelmente estão inclinadas. É síndrome do torcicolo estiloso.


Dê uma olhada nas fotografias de adolescentes nos perfis do MSN e Orkut. Se ainda tiver paciência, visite os blogs e fotologs de seus jovens amigos (ou de seus filhos). Posso assegurar que ao menos em 70% destas fotografias, os clicados estarão com as cabeças levemente inclinadas para um lado. E se possível, além da inclinação da cabeça, a câmera que fará a captura também estará inclinada. O objetivo, me parece, é ressaltar os olhos. Fazer com que fiquem mais "penetrantes".


Seja como for, é o fim da posição vertical ou horizontal na fotografia e mais uma prova daquilo que só os próprios jovenzinhos não enxergam: querem tanto ser diferentes que acabam todos iguais. Todos com o tal torcicolo estiloso que tenho percebido.


Mas nem acho isso tão ruim.


Na busca por imitarem, com suas pequenas e poderosas câmeras digitais, o conteúdo "inocente-sensual-provocante" tão ao gosto das publicações teens que consomem, acabam imitando também a forma utilizada por profissionais de grande qualidade.


A proliferação desta capacidade de copiar (somada à facilidade de fotografar, retocar e veicular fotografias) vai fazer com que, no mínimo, todos se transformem em fotógrafos medíocres em pouco tempo. E ser medíocre é estar na média, algo bem melhor que estar abaixo de qualquer crítica.


E nesta leva, muitos sobressairão. Aqueles que não se limitarem a fazer fotos de pessoas com as cabecinhas levemente inclinadas para um lado... se possível com  a câmera também inclinada... de forma a ressaltar os olhos, fazendo com que fiquem mais "penetrantes"...