Pular para o conteúdo

Coisas para jamais fazer no PC

Ninguém vive sem PC, ao menos quem visita este site. Qual o motivo para não cuidar dele, então?


Se as pessoas ainda contraem DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) mesmo com todas as campanhas de conscientização para a necessidade do uso de preservativos... se as pessoas ainda morrem ou matam em acidentes de trânsito por dirigirem embrigadas... se as pessoas ainda fumam mesmo conhecendo os malefícios do cigarro... porque seria diferente na hora de se protegerem, e aos outros, de pragas virtuais?


Parece óbvio que o mesmo sentimento de "comigo isso não vai acontecer" engloba todas estas situações. Um sentido de imortalidade, de estar acima do bem e do mal, de esperteza... sei lá. E depois que a "inhaca" está feita, em qualquer destas situações, a frase é sempre a mesma (com pequenas variações): "porque isso acontececeu comigo"?


Pois vou dizer: ignorância ou prepotência, o que dá quase no mesmo. Mas vamos aqui nos ater a exemplos circunscritos às pragas virtuais, sejam elas vírus, malware, spyware, trojan ou o que for, tanto faz.


Em primeiro lugar deixo claro que em tempos de banda larga (e ampla utilização da internet e de computadores em rede) é impossível a vida informática sem o trio antivírus, firewall e antispyware. E não vou aqui ficar discutindo qual o melhor produto deste ou daquele. Como já diz o chavão, o melhor software de proteção é aquele atualizado. Ou você come carne que esteja fora do prazo de validade?


Só que, é com sorrisinho irônico que lembro, isso não basta. Estar com todos os softwares atualizados não é suficiente. É mais ou menos como acontece com as tentativas do Sr. Bill Gates para conter a prirataria dos seus produtos. Todas inúteis. Se a Microsoft conta com 1000 engenheiros para a criação de um sistema de segurança e validação dos softwares que cria... o mundo tem milhares de molequinhos ávidos por burlar estes mesmos sistemas.


Assim, por mais que as Symantecs da vida se esforcem para criar bons produtos... há mais mentes desocupadas e/ou criminosas a desenvolverem tais pragas.


Então lá vão algumas dicas:


1. o rei da boca: não se iluda, ao contrário do que diz seu Orkut, você não tem 600 amigos. Sinto dizer mas você não tem 20 amigos. E mesmo que tenha, destes 20, 15 não têm a menor idéia de como se usa a internet com segurança. Logo... não vá abrindo todos os anexos de e-mails que chegam dos seus "amigos". E muito menos clicando nos links que estes e-mails trazem;


2. o curioso: o link que seu amigo do msn mandou parece ser legal? Antes de ceder a sua curiosidade, pergunte se ele realmente mandou algo. As pragas são dissimuladas e se enviam sozinhas, ele pode nem saber que está contaminando sua lista de conhecidos;


3. o confiante: este é ótimo pois é vítima dele mesmo. Tem todos os softwares de proteção atualizados... mas não usa. Baixa músicas de programas P2P (Kazaa, Emule etc) e já sai ouvindo. Não passa o antivírus antes. O mesmo com relação a anexos de e-mail, de comunicadores instantâneos etc;


4. o analfabeto: este tipo até entende um pouco de informática, mas não sabe ler, o coitado. Adora entrar em site russo pra baixar cracks e afins e aceita tudo quando é adware. O mesmo quando instala programas "gratuitos" que baixou sabe-se lá de onde. Ele adora a "instalação completa"... aquela que coloca barrinhas extras no Internet Explorer ou que transforma sua página de abertura em algo impublicável;


5. o novato: não sabe o que fazer. Não sabe se proteger mas se explicarem pode aprender e se dar bem. Pra este tipo há solução. Sugiro que vá em http://cartilha.cert.br/ e leia tudo. Dá pra fazer o download completo da cartilha de segurança e deixar de ser novato, o que não é possível para o rei da boca, o curioso, o confiante e o analfabeto.


A não ser que caiam na real.