Pular para o conteúdo

Dor nas costas me faz ver TV novamente

"Polêmica" do beijo em América faz este produtinho ganhar status de grande novela, a considerar os números do Ibope.


Estou de molho em casa. Um mal jeito nas costa me colocou "entrevada". Deitar dói, sentar, dói e andar dói. Sair de qualquer um destes estados para outro não dói... massacra. O melhor é escolher umas destas posições e nela permanecer. Escolho a opção sentada e deixo ao meu alcance tudo aquilo que posso precisar: jornais, controles remotos, telefones, livro e água. No colo o notebook pois afinal o mundo não para por causa das minhas costinhas.


Fazer "zap" no meio de uma tarde de segunda-feira é o cúmulo da vadiagem e então decidi relembrar os velhos tempos de Baguete (www.baguete.com.br), onde por uns dois anos escrevi coluna semanal sobre televisão. 


De todos os filmes, desenhos e documentários, o que me chama primeiro a atenção é um programeco de fofocas de televisão que passa na RedeTV. Baixarias da Monique Evans à parte, surpreendente foi a entrada de  um áudio de Glória Perez na programação.


O assunto? O não-beijo-gay na não-cena final de Júnior, personagem de Bruno Galiasso em América. Estava lá a voz se defendendo da acusação de ter censurado aquele que teria sido o primeiro beijo gay das telenovelas brasileiras. "Eu escrevi, o diretor dirigiu e os atores interpretaram. Foi a direção da Globo que decidiu não levar ao ar. Por favor, me ajude a explicar isso para a comunidade gay brasileira", dizia.


Bem, a mim pouco interessa quem cortou tal cena. Acho surpreendente a importância que dão a ela. A cena "polêmica". Polêmica para quem? Tenho dúvidas quanto a honestidade de tanta polêmica. Se a imprensa não falasse em "polêmico beijo" haveria tanto clamor? Sei não. Se uma novela colocasse um casal gay em cena sem jamais mencionar o fato, sem que qualquer personagem tocasse no assunto... teria a tal polêmica ou o relacionamento passaria batido?


Acho que passaria quase em branco. Ao longo da novela não ouvi qualquer pessoa questionar as preferências sexuais do filho da viúva Neuta. Só nos últimos dias... mas aí o tema não era a homossexualidade do menino, o assunto era sobre se a Globo teria ou não coragem de mostrar tal beijo. 


Ou seja, era só repercussão do que a própria Globo teria plantado... uma pimentinha para fazer com que uma novelinha medíocre ultrapassasse os índices de audiência de produtos bem melhores, como Celebridades ou Mulheres apaixonadas.


Polêmica... sei! É isso que me estraga as costas.