Pular para o conteúdo

Mais uma vez a chata

E, finalmente, a certeza de este ser um país de necrófilos.

A Globo conseguiu produzir o mais caro Globo de Ouro da sua história. Fez um programa igualzinho a sempre, só que desta vez na terra do Asterix. Calcule custos normais de produção, passagens, cachês, mordomias e frescuras de toda a troupe que participou do show e veja quanto saiu a brincadeira. Ainda bem que o dinheiro não é meu, pois eu teria proposto fazer aqui mesmo - daria na mesma.


Ouvi gente reclamando que o show não representou bem a cultura brasileira, conforme sua proposta. Pura bobagem. A seleção de artistas tinha tudo a ver com o povo que assa churrasquinho à margem do Sena. É a nossa cara.


Mais uma vez o Brasil vendeu a imagem do "brazilian voodo". Índios brancos dançando, penas, cocares e pinturas afro não faltaram. É claro que Carlinhos Brown teria feito o trabalho com mais competência. Alguém tentou lembrar Villa-Lobos, inserindo um arranjo com as Bachianas. Frustrou-se, pois o locutor anunciou "Trem Caipira", talvez por ter sentido, como muitos, a falta de Egberto Gismonti no palco.


Gilberto Gil, este fantástico artista, semi-tonou o tempo inteiro, para não dizer que desafinou mesmo. Com exceção de Ivan Lins, todos se dirigiam ao público em português e não me pareceu que tivesse tradução simultânea no estádio.


O ponto mais positivo foi registrado no show do Só Pra Contrariar. Parece que assumiram a ruindade do pagode e interpretaram sambas tradicionais, imprimindo um certo toque jazzístico na interpretação. Ao menos reconhecem o óbvio.


Se a televisão realmente tivesse a importância que muitos creditam a ela esta teria sido a última apresentação de Sandy & Júnior. A prova terminal de que isto não é verdade é que eles continuarão a cantar impunemente.


E, finalmente, a certeza de este ser um país de necrófilos. Teve homenagem a Senna, homenagem a Leandro, gente cantando Gonzaguinha, Cazuza e por aí vai. Gil homenageou até Paulo Coelho. Ops, este não morreu.


Eu sei que os franceses são um pouco enjoados... que de um modo geral só gostam deles próprios... estas coisas todas que correm pelo mundo. Mas mesmo assim eu acho que não mereciam isso.