Pular para o conteúdo

O diploma. Ah, o diploma!

MSN, Twitter, Facebook, Orkut e afins são vitrines para lamúrias e comemorações quanto ao fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo. E pela última vez vou falar nisso.


Com isto monto uma holding multimidia sozinha


MSN, Twitter, Facebook, Orkut e afins são vitrines para lamúrias e comemorações relacionadas ao fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo. E pela última vez eu vou falar nisso. Em diversos momentos já me manifestei sobre este tema que há anos mobiliza apaixonadamente defensores e detratores de tal regulamentação. Com a decisão de ontem acabou o tititi.


Sou a favor do diploma. Acho que educação formal nunca é demais. Jamais contratei ou contrataria um não diplomado para exercer qualquer atividade que não fosse braçal. Inclusive porque diploma hoje é produto barato e se posso ter um funcionário letrado  a preço de banana, porque não o terei? Penso que qualquer vereador dono de jornaleco interiorano há de concordar comigo e agir da mesma forma.


Mas convenhamos, e aqui repito discurso que pratico há anos, esta obrigatoriedade é rídicula. Anacrônica, afirmo. Vejamos...


Nossos sindicatos não conseguiram conter a contratação irregular de jornalistas-não-formados nos grandes veículos. Não conseguiram fiscalizar com eficiência jornais, revistas, emissoras de rádio ou de televisão localizados a quarteirões de suas sedes.


Vão fiscalizar a internet? Rolo rindo deste absurdo.


Qualquer beócio pode ter um blog (eu inclusive). Qualquer bordline pode postar seus vídeos no Youtube. Os podcasts estão ao alcance de qualquer um. Porque o STF puniria apenas aos veículos pagadores de impostos, obrigando-os a contratarem jornalistas diplomados? Liberou geral, gente. Nada de viver no passado.


Se isso me favorece ou me atrapalha pouco importa. Eu sou uma nada neste universo. Eu sou uma pulga dentro desta realidade INEXORÁVEL.


Quando surgiram os computadores grande parte da humanidade achou que eles tomariam nossos lugares. Grande equívoco.


No caso específico do jornalismo eles tão somente tiraram de meia-dúzia o privilégio da difusão da informação. Democratizaram. Hoje eu tenho aqui em casa todas as ferramentas para fazer, sozinha, rádio, tv ou jornal. Ou tudo junto, se quiser.


Eu sou jornalista diplomada e pós-graduada. Mas se não fosse, quem iria me impedir. A Lei?