Pular para o conteúdo

Você sabe o que é “estar pissumida”?

Pissumida (vou adotar esta grafia) é a pessoa acometida de uma sensação de aparvalhamento misturada a frustração e embaraço. A Revista Veja me fez sentir assim hoje.

Você sabe o que significa a palavra "pissumido", ou "psumido"? Eu também não sabia até completar 36 anos. Imagino ser uma expressão típica da região dos Campos Gerais, aqui no Paraná, cuja cidade-pólo é Ponta Grossa. Pissumida (vou adotar esta grafia) é a pessoa acometida de uma sensação de aparvalhamento misturada a frustração e embaraço. Sabe quando você abre um sorriso e os braços para cumprimentar um velho colega que encontra na rua e ele mal olha pra sua cara, como que não o reconhecendo? Você fica ali parado com aquela cara de... de... pissumido.

Não há sinônimo para a palavra mas, tenho certeza, todo mundo já se sentiu assim. Eu, com certeza, por diversas vezes. Sofri este sentimento inclusive muitos anos antes de saber como chamá-lo. E hoje me senti assim novamente, por culpa da Revista Veja.

Comprei a Veja na banca e nela obtive a notícia de que todas suas edições estavam digitalizadas e disponíveis para consulta online. Achei sensacional pois assim poderia consultar matérias antigas e, sobretudo, recuperar uma em particular. Na edição de 3 de setembro de 1969, aos 7 aninhos, lá estou em foto com toda minha família, personagem da matéria "Dinheiro anda apertado", que tratou das agruras econômicas-financeiras da classe média de então.

Para piorar a sensação de "pissumimento" foi uma novela achar tal matéria pois a capa que eu recordava para esta edição era uma com o ex-presidente Costa e Silva. Esta capa inclusive está na parte de "capas" da Veja. Imagino que, censurada, tenha sido substituída por outra, a que consta na sessão "Acervo Digital". Quando finalmente achei fui folheando a revista com carinho até que encontrei a matéria em questão. Lá estava meu pai dando seu depoimento de bancário-advogado-professor correndo atrás de minguás para sustentar a família. Leio a primeira página, a segunda... e quando viro para a terceira, onde estaria minha foto, o que vejo? Uma imagem escuro-avermelhada que impossibilita o reconhecimento de qualquer criatura ali.

Ah, Veja! A idéia da digitalização foi sensacional, mas hoje você me "pissumiu".