Pular para o conteúdo

Anti-marketing

A palavra "grátis" ainda é capaz de movimentar o consumidor. No país do levar vantagem, ainda há quem pense existir realmente algo grátis nesta vida. Nem este blog! Vocês estão aqui por minha vaidade. E gratuidade em se tratando de telefonia celular e afins... desista.

Sou usuária do Vivo Zap e nesta semana recebi um lindo cartão da empresa. O cartão, feito com "facas gráficas"* especiais  e em papel de alta gramatura, imitava um notebook e deve ter custado bom dinheiro. Era um presente para mim, que deveria comparecer a alguma loja Vivo e trocar meu modem Evdo Aiko por um moderno aparelho 3G.

Como não acredito em qualquer forma de gratuidade, fiel à crença de que tudo neste mundo tem um preço, antes de me abalar com "sensacional" proposta liguei para o atendimento ao cliente. Bingo! O aparelho era grátis mesmo, mas meu plano sofreria alteração significativa em sua mensalidade. Aham!

Conhecedora da natureza humana, imagino que muita gente foi até tais lojas e, chegando nelas, nem perguntou sobre alterações de valores. As pessoas pegaram o novo aparelho e saíram felizes. Outros até perguntaram mas - já que foram até lá - aceitaram pagar mais. Eu não. De jeito algum.

O atendente da empresa tentou me convencer de que seria um bom negócio, com o que eu até concordaria em outras circunstâncias. Se a Vivo tivesse enviado tal cartão e dito que se eu optasse pelo plano tal, muito mais vantajoso, blá blá blá... ganharia um modem. Eu sinceramente pensaria no caso. Mas me fazer de idiota?

Antes disso mudo de operadora. Com a tal portabilidade está fácil, fácil. Ainda mais que no caso específico número é o que menos me importa.


* Facas gráficas são peças usadas para personalizar cortes em papel para impressão (grosso modo). Geralmente em aço, são bem caras.