Pular para o conteúdo

A vingança da Santa

Nossa Senhora da Aparecida foi alçada à condição de pop star. Num ano é chutada por evangélicos... em outro é cultuada por ídolos populares.

Nossa Senhora da Aparecida foi alçada à condição de pop star. Num ano é chutada por evangélicos... em outro é cultuada por ídolos populares. Um, Roberto Carlos, vai até seu santuário e canta para seus fiéis (dele e dela). Outro, Didi Mocó Sonrisal, vulgo Renato Aragão, promete ir andando até lá.


Posso não ter entendido o porquê de uma das canções escolhidas pelo rei Bob Charles para louvar a padroeira do Brasil ser italiana. Mas, há um bom tempo venho entendendo direitinho tanta devoção de Roberto Marinho e Sílvio Santos, interessadérrimos em registrar e multiplicar o fervor católico.


Liga no SBT... Padre Marcelo. Liga na Globo... aquela figura patética que canta com o Padre Zeca e que não sei quem é. A fé é linda e comovente... ainda mais quando junto a ela vem uma jogada para tentar esvaziar os repletos templos evangélicos que dão sustentação ao Grupo Record.


Se eu fosse dona de televisão escancarava de vez. Não me preocuparia com os parcos pontos no Ibope que me tiram estas emissoras construídas à base de dízimo. Seria mais esperta e produziria um quadro em programa típico de Faustão e Sílvio Santos. Católicos X Evangélicos. As perguntas seriam formuladas a partir dos textos da Bíblia para dar um pouco mais de emoção ao programa. Os impasses surgiriam rapidamente, pois há interpretações e interpretações das leituras... e versões e versões do próprio conteúdo do livro, que sofre alterações de acordo com as tendências religiosas do editor.


No final brigariam todos pois estes assuntos são altamente passionais e, como sabemos, fanatismo cega. A situação poderia até nos levar a uma situação estúpida como a da Irlanda... mas eu não me importaria pois a audiência estaria garantida. E ninguém poderia me acusar de qualquer coisa pois eu teria a meu favor o argumento da democracia. Quem mais dá espaço a todas facções?


Lembro que quando Pe. Marcelo iniciou sua carreira pop era anunciado no Fantástico, Gugu, Sílvio Santos e Faustão como fenomenal catalisador da mobilização popular e renovador da fé romana.

Ok, santa!!! Então porque não levam também os cantores gospel que igualmente arrasam quarteirões? Ou melhor... porque não esquecem todos?