Pular para o conteúdo

O vaidoso morre pela boca

Vocês viram o Luciano Szafir se fazendo passar por condutor da baixaria? Parecia dublado.

Não vi o Você Decide desta semana, como de hábito, mas não pude me conter a dar uma rápida olhadinha no novo apresentador. Vocês viram o Luciano Szafir se fazendo passar por condutor da baixaria? Parecia dublado. A entonação e a expressividade mais lembrava uma versão Herbert Richards (é assim que se escreve isso?).


Feito este preâmbulo maldoso... tenho assistido Terra Nostra com alguma regularidade. A novela é bem feita e os atores de um modo geral são ótimos. A única coisa que não me agrada muito são as "aulas de história" inseridas na trama.


Lá pelas tantas, no meio do texto, os personagens comentam fatos e momentos históricos como se o enredo da novela parasse para dar espaço a mais um Telecurso 2º Grau (ou será que com a nova Lei de Diretrizes e Bases o programa se chama agora Telecurso Ensino Médio?).


E o que não me agrada nisso, perguntariam os leitores atentos a minhas eternas críticas sobre a falta de conteúdo das novelas? Simples: é muito didático. E suponho que por ser um texto escrito com base em algum compêndio.


Inseridas na forma de diálogos, as informações não são fruto da imaginação ou da experiência do autor. Saem diretamente das páginas de algum livro para as páginas dos roteiros e isso soa extremamente falso. Tudo bem que a emissora está em plena campanha Brasil 500 Anos... mas está forçando a barra ao querer fazer parecer natural o que não é de sua natureza... prestar serviço.


Em compensação já descobri o melhor da referida novela: o site. Nossa!!! A Globo caprichou mesmo. Parece até cartaz, dos bons, de filmes americanos.


Mas gostei mesmo foi da chamada para o novo programa da recordista de permanência no ar, Ana Maria Braga. Nestas chamadas ela diz que o programa vai falar de moda para todo mundo, valorizando o charme de cada um. Bela maneira de não se queimar já na largada e garantir público de todos os tipos.


Já o Jô Soares, que tem um ego muitas vezes maior que seu corpanzil e que já está famoso pelo fato de falar mais que seus entrevistados, pisou feio no tomate outra noite. E o pior é que foi vítima de sua própria presunção. Estava Jerry Adriani sendo entrevistado. Era mais uma entrevista sobre o lançamento do seu CD com versões das músicas do Legião Urbana para italiano. Até aí tudo bem... mas Jô, com sua gentileza habitual, começou a corrigir erros que teriam sido impressos na capa e no encarte do CD.  Jerry quase morria de vergonha...


Só que lá pelas tantas o literalmente maior exibido do país diz: "viene qui", quando queria na verdade dizer "veni qui", que é "venha aqui" em italiano. O peixe morre pela boca e o vaidoso idem.


P.S.: Recebi uma mensagem muito interessante outro dia, da D.Marly, e salvei em um disquete pois não capturei o e-mail em meu próprio computador. Coloquei o disquete na bolsa e esqueci que ali também repousavam duas baterias de celular... que desmagnetizaram meu disquetinho, fazendo com que eu perdesse esta e muitas outras mensagens. Pediria então a minha e-missivista que, se possível, enviasse novamente sua lúcida mensagem.