Pular para o conteúdo

Oh my God! They killed Kenny

Janaína, entre o espanto e o pânico, não soube o que fazer ante a frase acima, gritada da porta.

Segunda-feira à noite, fugindo ao habitual, fui procurar um restaurante para jantar com “velhas” colegas de trabalho. Depois de percorrer alguns quilômetros atrás de uma casa aberta na metrópole em que vivo, encontramos um buffet de sopas que viria muito bem considerando-se o frio que fazia. Na chegada ao restaurante encontramos Janaína e então, ao seu melhor estilo, Juliana grita: “Oh my God! They killed Kenny”!


Janaína, entre o espanto e o pânico, não soube o que fazer. Ela jamais assistiu ao mais politicamente incorreto desenho animado da televisão mundial, South Park. Nada sabe sobre Cartman, o glutão; Kenny, o tartamudo eternamente morto ao final de cada episódio; Kyle, o esperto judeu; e Stan, líder do grupo e proprietário de um cão gay.


E não sabendo de tudo isto também não poderia saber que a resposta à frase “Oh my God! They killed Kenny” seria “You bastard.


Ante a perplexidade de Janaína eu e Juliana, que sempre tivemos grande prazer em implicar com tão doce criatura, perguntamos: “Em que mundo você vive? Você não conhece South Park”? Ao que ela respondeu: “eu não tenho TV por assinatura.


Foi o quanto bastou para que começássemos a discorrer sobre o vasto universo da qual nossa colega está afastada. Para deixá-la um pouco mais sintonizada (e dar vazão ao nosso talento histriônico), iniciamos um verdadeiro bombardeio de informação sobre o mundo dos seriados norte-americanos.


Explicamos a ela que Felicity (Keri Russel) é uma mocinha que, ainda no “high school”, apaixona-se por um rapaz que vai estudar em Nova York e que, por isso, decide mudar seus planos e para seguir o jovem Ben (Scott Speedman). Informamos que Felicity deixa pra trás, contra a vontade da família, os planos de cursar medicina e que logo ao chegar a NY vê seus sonhos românticos ruírem. Mas que tudo bem... logo se envolveria com o monitor da espécie de “Casa do Estudante” em que vive, Noel (Scott Foley). Vamos além... contamos até o episódio da sua “primeira noite.


Ela também nada sabia sobre Felicity e então passamos para Friends. Cruzes!!! Para nosso espanto Janaína não apenas jamais assistiu as aventuras de Monica, Rachel, Ross, Chandler, Joey e Phoebe, os seis companheiros que desde 1994 dão a seus intérpretes prêmios e mais prêmios nos EUA. Pra falar a verdade, nossa amiga sequer conhece Courteney Cox, que faz Monica no seriado. Tentamos lembrá-la de seu trabalho em Ace Ventura, Cocoon ou o mais recente Razão e Sensibilidade... nada.


Sendo bem clara... nossa amiga não conhecia também a família Salinger, de Party Of Five, e menos ainda as crônicas adolescentes de Dawson’s Creek, baseadas nas experiências de juventude do roteirista Kevin Williamson (Eu vi o que você fez no verão passado), vivida na Carolina do Norte.


Mas nem nosso animado empenho em esmiuçar cada um dos seriados comoveu nossa interlocutora, que agora não apresentava mais um olhar de desculpa por não receber o canal Sony em sua casa. Ela agora mostrava um olhar de incredulidade ante nossa cultura televisiva.


Não era um olhar de crítica pois Janaína não é capaz de detonar qualquer pessoa... por qualquer motivo. Sempre foi a mais boazinha do grupo.


Era até um olhar de admiração por nossa capacidade de decorar roteiros, nomes, biografias e fichas técnicas.


Só que este olhar foi o mais cruel de todos pois me fez pensar na serventia de tudo isto. Possivelmente tanto “conhecimento” só serviu mesmo pra eu matar a coluna da semana.


We bastard!