Pular para o conteúdo

Recolham os instrumentos: música é com paulistas e cariocas

Instituto Baguete de Pesquisa e Estatística foi ao site da Globo e comprova: cariocas e paulistas mandam na MPB.

O IBPE, Instituto Baguete de Pesquisa e Estatística, visitou o site da Rede Globo nesta semana para conferir as origens dos compositores classificados para o Festival da Música Brasileira e comprova: cariocas e paulistas mandam na MPB.


Gostaram desta, gaúchos, baianos etc???


É claro que o atual domícilio dos compositores não necessariamente corresponde ao local de nascimento. Mas mesmo com uma margem de erro elástica... está comprovado o que todos já sabemos: a estética do eixo RJ-SP domina mesmo.


Considerando um universo de 48 canções classificadas, a divisão por estados é a seguinte (em percentuais):




Já a distribuição por regiões ficou assim:




E finalmente, a origem dos 12 jurados que selecionaram as músicas (com endereços em RJ e SP):




Posso ser acusada de manipuladora de dados... mas a diferença é bem gritante. Sequer pode ser usado o argumento de densidade demográfica, expressivamente maior no Sudeste. Se assim fosse a região Sul deveria contar com mais classificados que Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Note-se que PR, SC e RS não contam com qualquer selecionado.


Mas é claro que tudo isso não passa de uma grande coincidência.


Novela nova na área


Com patrocínio de Tele-qualquer-coisa... está no ar... Laços de Família.  A única novela que não coloca as ligações familiares por um fio pois cada personagem recebeu um celular que elimina arcaica conexão.


No primeiro capítulo um acidente. Helena (Vera Fischer), distraída falando em seu aparelhinho, abalroa o veículo de Edu (Reynaldo Gianecchini). Apressadamente alguns críticos falaram no valor didático da novela, que estaria desestimulando o uso do celular ao volante.


Falta de sensibilidade e perspicácia desta gente... primeiro que metade do país até toparia um acidente leve para ter acesso a Vera Fischer. A outra metade toparia para ter acesso ao Gianecchini. E “dopo”...ops... Terra Nostra acabou... tá pensando que eles abandonariam a prática de tagarelar no trânsito? Que nada! Segue o baile.


E vejam só que disputa teremos... Toni Ramos x Reynaldo Gianecchini. É claro que a maturidade, ainda que obesa, vai vencer. Ramos, peludo e gorducho, versus Reynaldo, sarado e macio. Mas Deus é sábio e compensa. Não seria justo se ainda por cima colocasse talento no garotão


Tudo isso é bobagem. Gostei dos primeiros capítulos. Uma pena que a gente já sabe onde isto tudo vai dar... um início bacaninha, seguido por um desenrolar na linha encher lingüiça e um final débil.


Mas pelo menos temos uma inclusão na novela. Nada mais moderno que isto. As escolas estão juntando “excluídos” e “normais”. A novela também. Bacana este negócio de colocar o Flávio Silvino em cena. Se não for profilático para ele será para o público.


Concurso Telemania


Há duas semanas propus um sorteio aqui em Telemania. Quem enviasse a melhor explicação para tantos pronomes possessivos em Terra Nostra (filho meu... minha mulher... amore mio...) levaria de brinde o antológico aparelho Telefunken que me acompanha há 24 anos (veja foto).


Informo a todos que o cansado aparelho terá um final glorioso. Como não houve qualquer inscrição em meu concurso... doei a TV para uma escola aqui de Curitiba. Não creio que terá grande utilidade por lá... mas se as crianças da Educação Infantil a desmontarem já estarei satisfeita.


Aguardem novas promoções. Ainda tenho muitas tranqueiras aqui em casa. A saber:



  • Uma máquina de escrever Olympia/194...
  • Coleção completa das revistas Imprensa, Cinemin e Cinemania
  • Coleção completa do Pink Floyd, Led Zepelin, Neil Young, Uriah Heep, Focus e Genesis (em vinil)
  • 22 fotografias da festa de despedida dos bondes em Porto Alegre
  • Uma foto autografada do Brizola
  • Uma caixa de LetraSet em bom estado de conservação
  • Um jogo de 24 canetas nankin
  • E muito mais...

 Como vocês podem perceber. Tudo muito útil.


Tchau.