Pular para o conteúdo

Muito obrigada

"4 leis que existiam na idade média: hospitalidade, honra, lealdade e família. Hoje elas não existem mais, nem medievais somos". (via @eduardomarquesf ) E nem gratidão, caro Edu.

4 leis que existiam na idade média: hospitalidade, honra, lealdade e família. Hoje elas não existem mais, nem medievais somos.
(via @eduardomarquesf )

Sou grande presenteadora. Gosto de dar presentes e sou famosa por conseguir surpreender favoravelmente a meus presenteados. Noto, contudo, que pessoas bem jovens ou adolescentes não sabem ou não conseguem agradecer. Dizer um "muito obrigada/o".

Cândida, minha sábia auxiliar, acha que é falta dos pais ensinarem. Concordo com esta teoria. Mas vou além. Não acho que os pais não soltem a clássica "diga obrigada pra tia". Falam, sim. O problema é outro.

Não basta ensinar uma criança a dizer mecanicamente obrigada. Como quem a força a comer brócolis ou limpar as orelhas. Há que se ensinar algo maior: o senso de gratidão.

Claro que não refiro aqui àquela gratidão que escraviza, subjuga. Penso em gratidão genuína. Fomentar a percepção de que o outro não tem obrigação alguma em sair por aí distribuindo regalitos. E que se o fez foi por uma grande atenção. Um ato de carinho.

E é este ato e este carinho que devem tocar o presenteado. O que vai no pacote é o de menos. Claro que sendo legal melhor ainda. Bônus.

Se a criança não entender isso de nada adianta ensinar a dizer um robótico "muito obrigada/o".

Ainda que - na falta do sentimento -, se o fofuxo conseguir ao menos repetir estas palavras de forma automática já estará bem bom.