Pular para o conteúdo

As faces da grossura

Pena que uma da maiores características da grossura é sua capacidade de nos surpreender. Nunca chega avisadamente... é sempre um choque que nos deixa sem ação.


Pena que uma da maiores características da grossura é sua capacidade de nos surpreender. Nunca chega avisadamente... é sempre um choque que nos deixa sem ação.


Uma amiga contou sobre episódio ocorrido com uma colega jornalista que chegou pra Fernanda Young e perguntou se poderia falar com ela. A escritora, fina como ela só, respondeu que não, que ela poderia conversar com sua irmã. A pobre repórter, surpreendida, sai dizendo simplesmente "não, obrigada", quando deveria ter entrevistado a tal irmã e começado por perguntar como ela se sentia sendo uma dublê de babaca.


Sempre detestei grossura, que considero um dos piores males da humanidade.  Até porque não tem fim. A ignorância tem cura mas a grossura... não conheço caso algum de melhora. Os exemplos que tenho apontam para trajetórias lineares: crianças grossas se tornaram adolescentes grossos, adultos mais grossos ainda e idoso grossérrimos.


O pior de tudo é que o grosso não tem consciência da sua completa falta de traquejo. Ele costuma se achar autêtico e até engraçado.


Estava assistindo ao Prêmio Multishow quando chamaram ao palco o Bruno Mazzeo. Bruno, lembro bem, quando criança foi notícia não só por ser filho de Chico Anísio e Alcione Mazzeo. É que por ser filho de ambos teve a capacidade de perpetrar um livro. Fosse um qualquer tal manuscrito teria se mantido na gaveta por muitos anos, talvez eternamente, o que, imagino, puderia ter contribuido para que fosse mais humilde e menos... grosso. Como foi hoje. O cara subiu ao palco fazendo o gênero mal-humorado. E em plena festa da música tascou que achava muito errado os cantores, durante os shows, pararem de cantar pra platéia fazer coro, Afinal, disse, "paguei pra ver o cantor e não pra participar do maior karaokê do mundo". Logo em seguida subiu Ivete Sangalo ao palco e, ela que não é do tipo que se surpreende com grossura, como a repórter mencionada anteriormente, colocou o molecote no devido lugar. "Eu acho que tem muita gente que pagaria para estar no meu lugar ouvindo este povo cantando comigo, gritando meu nome". Foi algo assim.


A grossura tem destas coisas, ela se traveste. Quando disfarçada de conhecimento é pedante. Quando se acha humorada, lancinante. Quando impositiva, arrogante.


Mas é tudo grossura. Não se iludam os grossos.