Pular para o conteúdo

Cara de palhaço

E descobri algo muito pior do que a programação da TV. Meu programão do último final de semana.

Está tudo pronto para começar Telemania. A coluna começa com a autora sentando diante de seu poderosíssimo Pentium III, com a TV ligada ao lado e três telefones a postos. O texto já está estruturado em sua cabeça...


Gostaram do início da coluna? Se não perceberam é uma imitação do novo modelo de abertura do Jornal Nacional, agora sob edição de William Bonner. Demais... é telejornal ensinando ao cidadão comum o que é, por exemplo, uma ilha de edição.


E descobri algo muito pior do que a programação da TV. Meu programão do último final de semana. Fui ao supermercado e fiquei "anos" na fila do caixa. Até aí... normal. Mas para agradar seus clientes o supermercado estava com um karaokê. Êta combinação legal... fila e vozes desafinadas gritando nos ouvidos do pobre consumidor. No supermercado, enquanto aguardava na fila, um galanteador mentia descaradamente para a moça do caixa: "você é igual a Giuliana", referindo-se ao personagem de Ana Paula Arósio em Terra Nostra.


Supermercado, karaokê e cantada baixa... mais um sábado desses vou preferir ficar em casa assistindo Sérgio Mallandro. E quase cheguei a isso na quarta-feira. Assisti, no Canal Brasil, a centésima apresentação de Roberto Carlos em Ritmo de Aventura. O filme começa com o Rei no alto do Cristo Redentor. Prenúncio do que iria virar quase três décadas depois? Tenho um amigo que adora o Canal Brasil e o define muito bem. Diz ser um ótimo espaço para que nossos cineastas, na falta de produção mais profícua, falem sobre cinema. O Canal Brasil então, segundo ele, não é um canal de filmes... mas um canal de cineastas falando sobre filmes.


Injustiça dele. Tem também depoimentos e entrevistas de atores, técnicos, roteiristas...


E duas boas notícias na semana: a mudança de horário do Programaço e a estréia de Como Ser Solteiro, no Multishow. Apresentado por Astrid Fontanelli na Band, Programaço, sai do horário vespertino e passa a ser transmitido às 22 horas de sábado. Depois de boatos sobre a retirada do programa da grade, esta deve ser uma tentativa de fazer decolar a investida da apresentadora em canal aberto.


Já Como Ser Solteiro é um seriado tipo Sony, que vai ao ar semanalmente (quinta-feira), às 21h30min. Bacaninha o programa. Feito em película e com um elenco simpático, tem tudo para seguir o rastro de Confissões de Adolescente.


As notas baixas da semana...


A estréia de Carla Perez no domingo do SBT (14 de novembro). No momento em que escrevo ainda não foi ao ar mas já posso adiantar que não gostarei, que ela é ruim e tudo mais.


Outra baixaria foi a aparição do nosso presidente em entrevista no GloboNews. Um dos entrevistadores pergunta se FHC vê terra firme (referindo-se evidentemente às condições sociais e econômicas do país) e ele responde: "terra firme eu vejo mas tenho medo de tempestades". Ele disse isso rindo. Mais do que rindo... quase gargalhando. Imagino que rindo de nossas caras de palhaços. Só pode.