Pular para o conteúdo

Jornalismo e deleite

No Baguete, ao contrário do que pensam alguns colegas (leiam réplica recebida e publicada no Baguete), eu escrevo em geral sobre televisão... e o que quero escrever. O que me dá na cabeça.

- Triiiimmmm
- Alô!
- Bom dia. Por favor, eu gostaria de falar com o Sr. Daniel Filho?
- E quem deseja falar com ele?
- Meu nome é Márcia, sou colunista do Baguete.


Segundos depois, dada a importância do veículo que represento, me atende Daniel Filho, um dos todos poderosos da Globo.


- Sim Márcia... em que posso ajudá-la?
- Seguinte Sr. Daniel Filho... eu gostaria de saber se quando vocês escrevem o roteiro de Mulher é aquilo mesmo que querem dizer ou se na verdade só jogam palavras fora? Ou então... se fazem seriamente... por que a gente entende como bobagem ainda assim?


E então ele começa a responder e eu vou registrando o que ele diz. Depois sento em meu computador e começo a escrever minha coluna, com base no que ele me respondeu.


Isto seria jornalismo e não é o que faço no Baguete. No Baguete, ao contrário do que pensam alguns colegas (leiam réplica recebida e publicada no Baguete), eu escrevo em geral sobre televisão... e o que quero escrever. O que me dá na cabeça.


Querem alguns exemplos do que posso fazer nesta condição? Vamos lá:


- Este país deve estar com algum problema para ter o Hugo como um dos programas preferidos dos jovens. Este moço, hábil em vender seu peixe, é totalmente sem graça, chato e sem imaginação. Agora que Tiazinha está iniciando carreira solo descolou uma tal de Feiticeira que nada mais é do que um similar da outra. De olhos encobertos e tudo. Hugo é burro... vai acontecer com ele o mesmo que com o Tchan... não dá pra inventar outra Carla Perez.


- Marília Gabriela torturou os brasileiros na última quarta-feira. Fez um programa sobre devotos da Virgem Maria e conseguiu reunir as duas mais insuportáveis cantoras brasileiras: Fafá de Belém e Simone. 


- Hebe Camargo, na segunda-feira, extrapolou qualquer limite ao dedicar seu programa a Andrea Bocceli (é assim que se escreve?). Não que eu tenha algo contra o italiano... e nem a favor. Mas Hebe babava no ombro do cara como se fosse um Deus. Insistia tanto que ele é o máximo que o próprio cantor pareceu constrangido.


- Jô Soares está pior do que nunca. Na entrevista com o psicanalista Magno não deixou que o entrevistado falasse e a toda hora puxava a conversa para o lado do fetiche... mesmo sem gancho algum para fazê-lo. A ego-trip do Jô está cada vez pior.


- Faustão, no domingo anterior, promoveu a maior "volta dos mortos vivos" que a TV brasileira já patrocinou. Desfile de atrações em comemoração aos dez anos de programa. Mal editado, apelativo... deixou claro porque Faustão tem levado sustos de Sílvio Santos e Gugu no Ibope.


- Termina a novela Pecado Capital e parece que ninguém está percebendo. Desta vez a dupla Du Moscovis-Carolina Ferraz não deslanchou. A idéia do remake, se não foi totalmente infeliz, foi totalmente mal elaborada.


- Angélica não precisava ser uma imitadora da Xuxa. Aquela coisa de sofazinho e entrevistados é pura cópia do programa da tia-loira. Quando falta imaginação e sobra preguiça só resta investir na fórmula já conhecida.


Viram só? Isto é o que eu faço no Baguete. Vejo TV e comento o que se passa por lá. Da mesma forma posso assistir a vida e comentar o que se passa nela.


E isto não é jornalismo. É só meu deleite.