Pular para o conteúdo

Só falam porque têm boca…

... só transmitem porque têm sinal

Uma tia minha, já morta, era uma figura fantástica. Conseguia ser a única tagarela que não me aborrrecia. Era daquelas pessoas que perguntam e respondem, deixando o interlocutor quase na posição de ouvinte. Como era de uma vivacidade ímpar - e cultura igualmente inigualável - jamais se tornava enfadonha. No outro extremo, existem pessoas que falam pela única razão de terem boca. Falam porque têm boca, não importa a besteira que saia deste orifício corpóreo. E é nesta linha que segue o telejornalismo nacional, fica no ar porque tem sinal de satélite.


Quando eclodiu o "escândalo" Rafael ex-Polegar, foram feitas inúmeras matérias sobre a situação do rapaz. De seu passado de sucesso, seus romances e coisas do gênero sabemos tudo. Perderam no entanto a chance de fazer uma matéria realmente útil. Vejamos.


Rafael é um adicto. Viciado em crack e sabe-se lá no que mais. Foi preso e na cadeia permaneceu por alguns meses. Alguém por acaso levantou as condições de vida deste rapaz na cadeia? Não, não estou falando de direitos humanos e etc, muito embora o tema que não foi investigado tenha a ver com isso. Refiro-me a como o sistema penal brasileiro lida com viciados presos. Sabe-se que o crack é uma droga altamente viciante e suponho que a síndrome de abstinência deva ter igual proporção. Das duas uma: ou Rafael continuava a se drogar dentro da cadeia, o que seria uma irregularidade, ou foi submetido a algum tratamento que o aliviasse desta situação, o que seria louvável. Em qualquer hipótese... bela matéria.


Preferem no entanto as bobagens. Matéria sobre a grande experiência de criancinhas que dormem na escola, o menino que devolveu a carteira encontrada, o qüinquagésimo pingüim salvo por biólogos abnegados e por aí vai.


Tudo para encompridar um Jornal Nacional e garantir audiência de uma Torre de Babel que balança ante o programa do Ratinho. Se experimentassem combater o frágil roedor com qualidade talvez obtivessem mais resultado. Até porque o mais famoso paranaense está já, ele mesmo, se condenando ao esquecimento com as falcatruas denunciadas recentemente