Notebook ressuscitado com Linux

tela

Perda total em dois notebooks da sobrinha. Bons eles. Um Dell i7 e um Samsung i5. O Dell teria reparo mas troca tela, peça etc… mais barato comprar outro. O Samsung teria que trocar a placa mãe, o que igualmente inviabilizaria. O problema do último é que não permanecia ligado.

Duas assistências fizeram um tal superaquecimento para ver se soldavam sei lá o que… e nada. Melhor recolher a tralha.

Chata que sou, fiquei em casa revirando o treco. Eis que num instalo Windows 7 e bingo! Funciona. Concluo que ele só opera em 32 bits mas percebo que será difícil conviver com as mensagens chatas de atualização da Microsoft e sobre o fim do suporte aos produtos. Windows 8 e 10 nem pensar, travam novamente (e falamos aqui de um i7 com 8 megas de memória e HD de 1T).

Eis que num lampejo vou buscar na memória como se instala e configura um Linux e uau! Ainda que na casa dos 32 bits… deu certo mesmo com a relatada dificuldade de rodar Netflix e Spotify em arquitetura Linux 32. Fui buscar tutoriais para “fixar” estes aplicativos fundamentais e estou com uma máquina ressuscitada em minha frente.

captura-de-tela-de-2016-11-30-13-06-57

Mais que isso. Um notebook mais rápido que o meu. E tudo de graça. Todos os softwares que o futuro usuário necessita for free.

Inevitável lembrar do Sr. (#fora) Temer e os motivos que o levaram a abandonar o software livre.

captura-de-tela-de-2016-11-30-13-07-36