Pular para o conteúdo

Só pra testemunhar

Há quatro anos meu amigo Xico tentava me convencer que Linux é sistema operacional mais interessante que qualquer das versões do Windows.  Mais por comodidade que por teimosia ou incredulidade, demorei a fazer uma real tentativa. Então decidi dar uma oportunidade ao código aberto com a instalação do Ubuntu 9.10. O motivo: dar uma sobrevida ao netbook Asus EEE PC 701, que se arrastava com um sempre crescente XP.

Baixei o ISO, fiz um pendrive de instalação e lá fui eu. Posso dizer que o novo sistema reconheceu perfeitamente o hardware. Digo mais. O que eu mais temia, que era a utilização do meu celular como modem 3G, foi um sucesso. Reconheceu de pronto, sem necessidade de drive adicional. E funcionou melhor do que com o drive fornecido pela Nokia para Windows.

Wireless, touchpad, vídeo, teclas fn… tudo ok.

O velho Asus 701 estava uma nova “máquina” com a mudança.

E problema algum quanto a codecs de áudio e vídeo. Também foi muito fácil colocar tudo o que eu precisava. No Linux existe uma tal de Central de Programas que parece muito com Itunes, Nokia ou o que for Store. Mole, mole.

Já estou com Ubuntu há um ano. Não atualizei para a última versão pois se está tudo funcionando bem, melhor deixar quieto. Mas que ele tirou o EEE PC da aposentadoria, tirou sim.