Pular para o conteúdo

A censura – além de burra – é hipócrita

Censura é uma medida tão anacrônica que relega a um segundo plano modificações basais da sociedade.

Censura é uma medida tão anacrônica que relega a um segundo plano modificações basais da sociedade. Uma ONG mineira que luta por uma “TV do bem” conseguiu que o Ministério Público se envolvesse na questão Banheira do Gugu. Isto resultou (ou estaria resultando) em uma portaria do Ministério da Justiça. Através desta medida o quadro só poderá ser veiculado após as 21 horas.


E daí? Estes caras são do tempo em que crianças dormiam às 8 da noite? Se é para defender nossas pobres criancinhas prefiro a ONG do pessoal da Candelária, o orfanato da Xuxa, o trabalho do Olodum e a Fundação Airton Senna, que são mais preocupados com os pequenos habitantes das ruas.


Mineiro tem cada uma... come feijoada naquele calorão... quer censura na TV... elege Itamar... nem parece coisa da galera tão simpática das Alterosas.


Sou contra a censura de qualquer natureza. Pra falar bem a verdade... sou até contra a regulamentação que estão tentando implantar na TV brasileira.


Em primeiro lugar porque só quem se interessa por censura são os defensores da “moral” e dos “bons costumes”... e se o mundo fosse deixado nas mãos deles ainda estaríamos sem a Lei do Divórcio, mulheres não votariam e negros estariam na senzala. Não tenho qualquer dúvida que os avanços sociais são obras de “devassos” e “permissivos”.


Sou contra também porque, ao lado da fila, o controle remoto é a materialização da democracia no mundo. Onde fica o arbítrio? Se as pessoas querem emburrecer ainda mais assistindo porcaria... que emburreçam. Não gosto da Banheira do Gugu não porque afronte meus padrões morais e menos ainda porque me afronte como mulher. Não gosto porque é um programa do Gugu, o cara mais chato e sem graça da TV brasileira, talvez só equiparado ao Luciano Huck. Carisma passa longe de ambos.


Quando escrevo que Laços de Família é uma novela absurda não o faço por achar indecente mãe e filha disputarem o mesmo homem. Escrevo por acreditar que jamais tal embate teria o nível de civilidade apresentado por Manoel Carlos... sem barraco... sem histeria... Façam um reallity show, tão em moda, numa casa onde algo assim esteja rolando e me digam se estou errada.


Também não gosto da idéia de censura ou regulamentação por conta do meu lado vampiresco. Se, num surto de qualidade, a TV brasileira só transmitisse o que prestasse, como eu faria esta coluna? Viraria boazinha de uma hora para outra? Coisa boba!


Além do mais, se o telespectador estivesse interessado em qualidade a Cultura daria muito mais Ibope... e  Cultura, Discovery, GNT etc só dão Ibope na hora de responder enquete: “- que canais você assiste”? “- Cultura, Discovery e GNT”.


Chique, não?


E, finalmente, a prova que censura é sinônimo de hipocrisia? A Igreja Católica não deixou que a Globo gravasse as cenas do casamento de Edu e Camila (Laços de Família) em seus templos. Para eles, sexo só depois do casamento e mãe solteira nem pensar. Não concordam com a liberalidade das novelas da Globo.


Mas o que faz Padre Marcelo cantando ao lado da Xuxa? Casou-se a moça e eu não sabia?